Um pouco da nossa história
Em 1959, um grupo de amigos reunia-se para estudar a Doutrina Espírita, em casa do Sr. Florentino Mendes de Andrade. Neste mesmo ano, uma comunicação do Espírito Antônio Cruz exortou o grupo a providenciar uma sede própria, ampla, que atendesse às necessidades atuais das suas atividades, tarefa que ficou a cargo do Sr. Carlos de Oliveira Guimarães.
Daquela reunião, resultou uma intensa busca destes irmãos para a concretização desse sonho. Sonho que, em breves dias, tornou-se realidade. Do terreno à planta, do alicerce ao teto, tudo foi providenciado pelo Mais Alto, pois doações inesperadas chegaram, gerando em todos os que usufruímos desse posto de auxílio o sentimento de contínua gratidão. Surgiram, no entorno desse propósito, inspirado pelos Prepostos do Cristo, mãos diligentes, ansiosas pela oportunidade de trabalho na seara do Bem. Enquanto uma parede era construída no mundo material, uma coluna de amor se erguia para lastrear o porvir de uma Casa onde o estudo do Espiritismo caminha de mãos dadas com a caridade, com a prática incessante do amor ao próximo: a nossa Casa da Paz.
Fundada em 3/10/1959, constituíram a sua primeira diretoria os irmãos: Presidente - Florentino Mendes de Andrade; Secretário - Carlos de Oliveira Guimarães (trabalhador incansável); e o Consultor Jurídico - Dr. João Gustavo dos Santos. Muitos foram os trabalhadores da “primeira hora” que atenderam ao chamado do Cristo para consolidar o Centro de Estudos Espíritas Antônio Cruz (denominação primeva em homenagem ao Espírito que nos ao alberga sob seu paternal cuidado). Agradecemos aos que, ao longo dos anos, vêm zelando, com admirável seriedade e persistência pela implantação dessa célula de amor, sempre ciosos da cristalina beleza do Espiritismo.
Reconhecido de utilidade pública municipal pela Lei 379, de 17/09/1986, e de utilidade pública estadual pela Lei 4.978, de 24/05/1989, o Centro Espírita Antônio Cruz abriga, hoje, vários trabalhadores da seara do Cristo para fazer cumprir os objetivos primordiais de um Centro Espírita: “Espíritas! Amai-vos e instruí-vos”.
Em 13 de fevereiro de 2011, o Centro Espírita Antônio Cruz inaugurou sua nova e ampla sede, no mesmo local, com um salão para palestras públicas no térreo e mais pavimentos superiores, plasmados nos dois planos com o único objetivo de propagação da Doutrina Espírita.
Como outrora, o abnegado e austero Espírito Antônio Cruz, anima todas as fieiras do serviço de amparo à luz do Evangelho, contribuindo para a transformação moral de tantos quantos necessitem do lenitivo consolador - e necessitados somos todos – inundando-nos de confiança e humildade, como ele mesmo exemplifica, quando indagado, certa feita, sobre a sua condição espiritual: ... e perguntaram-lhe: Quem fostes vós? E ele respondeu: “Fui a poeira que se erguia das sandálias do Mestre Jesus, nas áridas estradas de pregação e amor.”
Antônio Cruz